domingo, 8 de janeiro de 2012

O Reencontro com amigos de 35 anos atrás - Por Anand Rao


 
Há 35 anos atrás estudei no Colégio Marista de Brasília o segundo grau. Fiz, como todo mundo faz, com pessoas diversas. Uns mais bonitos, outros magros, outros alegres, outros tristes, enfim, com pessoas diversas de formação diversificada.

Não sei bem a história de onde surgiu a idéia de reunir os amigos via redes sociais do período do “segundo grau”, portanto, esse artigo pode ser caracterizado como emotivo e não, informativo. Me parece que duas amigas se reuniram e resolveram buscar através da tecnologia de informação as pessoas daquela época. Qual singeleza da vida, elas encontraram bastante pessoas e as pessoas foram se reencontrando e encontrando e vivenciando novas relações, relembrando paixões, amores, segundas intenções ou apenas, rememorando momentos livres e mágicos do passado.

Não participei da primeira reunião onde foram em média, segundo posts do grupo formado no facebook, 70 pessoas. Na segunda atividade, um dos membros do grupo que é afeito à “malhação” proporcionou um passeio de “bike”. Eu que não andava a trinta anos de “bike”, resolvi  ir a pé, e perdi momentos únicos de diálogos durante o trajeto. Mas, no final tive a chance de rever cerca de 20 amigos, ou menos, ou mais, não importa a quantidade e sim a qualidade do reencontro.

Neste mundo onde a solidão se faz presente cada vez mais dia a dia, este reencontro de amigos de 35 anos atrás, tranquiliza e estimula pessoas sós que podem eternizar uma nova relação ou mesmo, faz com que pessoas possam se soltar de alguma forma, possam voltar a ficar alegres, enfim, com certeza dinamizou a vida de cada.

Existem alguns que são arquivistas, todas as fotos à época estão sendo agora reveladas, outros múicos, outros poetas, outros jornalistas, tem aquela mais bonitinha que quer ficar produzida, tem o malhadão, mas, o mais importante tem o resgate de uma amizade que demonstra que entre seres humanos existem relações diversas, algumas finitas como casamento que os mais céticos costumam dizer que é uma relação de amor que anda próxima ao ódio, ou também, de amizade, principalmente a desinteressada que se perpetua como é perpétua a ligação de seres que se respeitam e admiram.

Outro fator importante é que a partir do agora, alguns que estão se aposentando, outros continuarão na ativa e as atividades profissionais de cada um podem se casar. Por exemplo, se um está desempregado e o outro é um empresário de uma área afim , pode empregá-lo, pode ocorrer essa junção. Eu, jornalista, assessor de imprensa, posso vir a assessorar profissionais de outros ramos que necessitem de visibilidade. Vejam como é interessante, o encontro serve para rememorar como também para implementar uma série de magias.

Há os que acham que só devemos falar do passado, outros, que como eu, compartilham que o passado é o suporte do presente que pode gerar um grande futuro enfim, há de tudo. Nas recordações vemos que os mais estudiosos muitas vezes não foram os melhores sucedidos e vive e versa, os mais bagunceiros muitos vezes se tornaram bem sucedidos. Há inclusive os que não sabem mexer na internet enquanto rede social e vão perder a possibilidade de ler este artigo.

Mas, o que há de mais grandioso. Neste mundo que tem eternizado em larga escala a solidão através de processos de separação e desencontros, há a possibilidade do reencontro, principalmente, de voltarmos a ser amigos, a fazer um “upgrade” na nossa escala de amizade.

Como as redes sociais são importantes neste processo. Como os críticos das redes sociais devem perceber que há prós e contras, na minha visão muito mais prós. Que bom que estou vivendo, estou vivo, e posso curtir tudo isso. Antigamente eu nunca iria poder conversar com a minha prima na Índia, do outro lado do mundo, on line. Minhas filhas que moram nos Estados Unidos estão on line, dentro de casa, diariamente, até sua gripe ou resfriado posso sanar. Meu pai conversava via carta que chegava via navio seis meses com seu irmão. É lógico, como cinquentão que sou, que estou fugindo um pouco ao tema do artigo, que estou tendo uma crise de nostalgia.

Hoje, defendendo a magia das redes sociais, este é um mundo que me dá prazer. Cada vez mais estou interagindo, me unindo, harmonizando minha vida na “banda larga”, “bytes”, “gigas”, “MP 3”, you tube, meu Deus que mundo louco e mágico.

Agradeço por fazer parte deste grupo e sempre que possível irei com meu jeito de ser, sem tirar nem por, apenas, sendo quem sou e revelando que muitas vidas vão mudar. Negócios novos vão surgir, pessoas vão se unir, enfim, muita coisa vai acontecer e que sejam realizados encontros que valorizem os mais ligados à malhação, os ligados a eventos culturais, sociais, comestíveis, saraus, espirituais, sei lá mais o que.

O leque de ações está aberto, outros grupos hão de surgir e devem existir como este, muita coisa está para acontecer mas, o mais importante que está acontecendo é que estamos mais felizes e demos um tempero novo a nossas vidas.

Até ao ir a outro estado tive chance de participar de um churrasco só por causa da formação deste grupo. Luz e iluminação tiveram essas mulheres, por sinal, o sexo feminino esbanjou magia em 2011, mas, continuando, luz e iluminação tiveram estas mulheres ao criar este grupo de reencontro de amigos e com certeza a vida de todos vai mudar.

Se você é do facebook, um dos meus 5.000 amigos do meu primeiro perfil, corra atrás de reunir seus amigos antigos para que dessa reunião nasça uma nova vida onde qualquer tipo de adjetivo seria pouco para traduzir esta ação.

Por fim, só posso terminar dizendo aos 50 anos, Viva a Vida pois, ela está aí para ser vivida.

Anand Rao
Jornalista, Poeta e Músico

Nenhum comentário:

Postar um comentário